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Tendência ou moda? O futuro do consumo

25 de fevereiro de 2025

Tendência ou moda? O futuro do consumo

Tendência ou moda? O futuro do consumo

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Para ajudar as marcas a definir o futuro do consumo e do marketing, a Publicis lançou um estudo: “Trend or Hype?”

 

Importa, em primeiro lugar, perceber a diferença entre os dois fenómenos: “Um Hype é quando as pessoas falam [sobre um tema], há conversa à volta de um determinado fenómeno, mas não há um comportamento massivo. Uma tendência é um tema relevante socialmente, as pessoas falam sobre ele e atuam sobre ele”, explica Patrícia Araújo, diretora de planeamento estratégico Publicis Groupe Portugal, membro

 

E como podem os profissionais de marketing usar essa informação a favor das suas marcas?

 

O principal objetivo do estudo é acrescentar valor à indústria. Fomentar a discussão e a reflexão entre todo o mercado, trazer mais valias para as marcas e para os negócios. Acima de tudo, reforçar a ligação entre insígnias e consumidores, através da análise de 10 fenómenos sociais reais e a ajuda de um algoritmo. “Uma marca que percebe “aqui tenho uma oportunidade de atuar com a minha marca, porque tenho uma proposta de valor relevante para aquele comportamento”, faz a diferença”, adianta a responsável da Publicis.

 

A tecnologia, com o tema da Inteligência Artificial, é considerada uma tendência. Mas não é a única. “Aqui há uns anos, era muito acentuada a divergência entre o que era uma marca menos premium – considerada low cost – e uma premium. A TAP funcionava num determinado patamar, British Arways também. Hoje, toda a gente voa em Easy Jet, em Ryanair. É, claramente, uma tendência. É falado, orgulhosamente, e as pessoas compram efetivamente esse tipo de serviços”, acrescenta Patrícia Araújo.


O estudo analisa dez fenómenos sociais:


  • Orgulho low-cost

  • Diversidade é norma

  • Tecnologia: amigo ou inimigo?

  • Economia de atenção

  • Senior power

  • Economia YOLO

  • Sociedade dos extremos

  • Bem-me-quer, mal-me quer?

  • Sociedade sem tempo

  • Diluição do compromisso


Estes fenómenos globais apresentam resultados diferentes em cada mercado. Em Portugal, são dois os que se destacam: "Orgulho low-cost" e "Tecnologia: Amigo ou inimigo?".


Alexandra Varassin, presidente executiva Publicis Groupe Portugal, diz acreditar no papel que as marcas têm para a sociedade: “O efeito óbvio é a mobilização do consumo, mas também em temas que sejam relevantes. Então, as marcas podem posicionar-se, sim, não necessariamente numa sociedade de extremos, mas trazendo discussão, pensamento crítico, pontos de vista”. 


“Eu acho que todos nós que trabalhamos com comunicação, somos agentes de transformação. E é isso que queremos como grupo, provocar mudanças positivas na sociedade”, reforça a presidente do Publicis Groupe.


O Publicis Groupe apresenta-se como um dos três maiores grupos de Comunicação do mundo, com foco em marketing, comunicação e transformação digital de negócios. Com uma filosofia de trabalho "The Power of One ", coloca os clientes no centro da estratégia desenvolvida em conjunto pelas suas agências criativas - Publicis, Leo Burnett e Digitas - e pelas agências de meios Zenith, Starcom e Spark.

 

Veja a reportagem completa no Imagens de Marca.

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